15 lindos tapetes que combinam com sofás azuis

Cobalto, marinho, água ou céu, uma peça azul injeta personalidade e criatividade em um ambiente e estabelece uma base sólida para um oásis sereno e relaxante. Então, agora que você se acomodou no sofá azul dos seus sonhos, provavelmente está procurando algo para organizar o esquema.

Deixe-nos apresentar-lhe o mundo mágico dos tapetes. Muitas vezes subvalorizados, os tapetes têm uma infinidade de benefícios e utilizações. Uma ótima alternativa ao carpete de parede a parede, eles acrescentam camadas ao espaço, criando uma sensação de profundidade, calor e aconchego; os tapetes criam uma sensação de coesão e coordenação ao unir visualmente elementos individuais; ou até mesmo dar o tom da sua decoração, quando faltar. Utilize um tapete para ancorar ou separar áreas e orientar a disposição dos seus móveis, ou simplesmente para estabelecer um esquema de cores.

Encontrar o tapete certo para complementar e elevar o seu sofá azul pode não ter sido a tarefa fácil que você esperava. Afinal, há que considerar a forma, o tamanho, a cor e o material. Mas não se preocupe, nós cobrimos você e seu piso com essas dicas de especialistas em design de interiores para facilitar a busca pelo seu tapete.

Forma

A forma e o tamanho de um tapete influenciam a estética geral de um espaço, portanto não é algo que você queira errar!

  • Os tapetes retangulares são o formato mais comum e são ótimos para grandes espaços abertos. Eles também são ideais para espaços estreitos, como uma cozinha ou um corredor.
  • Os tapetes quadrados funcionam melhor em salas quadradas ou áreas de estar, bem como em espaços ao ar livre.
  • Os tapetes redondos abrem espaços menores, fazendo com que pareçam maiores. Eles complementam e ecoam outros elementos circulares, como móveis, acessórios ou detalhes arquitetônicos, mas também suavizam e compensam formas retangulares ásperas.

Tamanho

Quando se trata de escolher o tapete do tamanho certo, a maioria dos designers de interiores segue uma regra simples: quanto maior for o ambiente, maior será o tapete. Lembre-se de que o tapete deve ser grande o suficiente para que as pernas frontais da mobília principal da sala caibam confortavelmente em seu perímetro. O ideal é deixar 20 cm da borda do móvel até o final do tapete para uma aparência agradavelmente espaçosa.

Materiais

O material mais adequado para um tapete é influenciado por como e por quem o espaço será utilizado e pela quantidade de tráfego de pedestres que ele recebe. As fibras comuns incluem lã, algodão, sintéticos (poliéster, acrílico, etc.) e outras fibras naturais. Cada um varia em textura, durabilidade e resistência a manchas.

Aqui está um guia rápido para as fibras de tapete mais comuns:

  • : Uma fibra natural, popular pela sua qualidade, durabilidade e suavidade. Mancha e resistente à água. Excelentes propriedades isolantes. Ideal para áreas de alto tráfego.
  • Algodão: Acessível e fácil de limpar. Não dura tanto quanto a lã, por exemplo.
  • Seda: Luxuosamente macio e brilhante. Não recomendado para áreas de alto tráfego. Requer serviços de limpeza profissionais.
  • Fibras naturais (sisal, juta, ervas marinhas): Renovável e durável com texturas ricas e paletas terrosas. Algumas variedades podem ser ásperas e difíceis de limpar.
  • Sintéticos (nylon, polipropileno, viscose): Acessível, durável e fácil de limpar. Ideal para famílias e ideal para áreas de tráfego intenso. Disponível em uma ampla variedade de cores e texturas.

Decor Aid é compatível com leitor. Quando você compra através de links em nosso site, podemos ganhar uma comissão de afiliado

Esteja você procurando adicionar um toque ornamental a uma cozinha moderna em plano aberto ou a uma sala de estar rústica, um tapete de estilo persa resolverá o problema. O design atemporal é uma adição elegante aos interiores modernos e tradicionais.

Ostentando um motivo Heriz desbotado com detalhes em vermelho, azul e dourado, o tapete acentua o sofá azul marinho e apresenta um visual aconchegante e antigo que traz o caráter vivido a um espaço moderno e frio. Misture padrões e texturas com almofadas e mantas, certificando-se de seguir a mesma paleta de cores para obter coerência visual.

Sustentável, macio e luxuoso, este tapete de lã orgânica é uma aposta definitiva. Renove sua sala de estar com um estilo chique ou enfeite sua residência rústica; Os tapetes de lã branca são super versáteis e combinam facilmente com qualquer decoração.

Uma fibra natural, a lã é durável, resistente a manchas e fácil de limpar e manter. Além disso, ao contrário da pele sintética, é naturalmente retardador de chamas. Evite usar tapetes de lã em áreas sujeitas à umidade, como banheiros, pois absorvem umidade. Espere alguma queda inicial, mas não se preocupe, ela desaparece depois de algumas semanas. Basta usar a conexão de estofamento do aspirador para coletar fibras soltas.

É ousado, dramático e sua vibração é contagiante. Vermelho e azul é um esquema de cores clássico, mas marcante, que comunica calor e força e eleva imediatamente qualquer interior. Paredes e acessórios cremosos deixam o sofá azul no centro das atenções, enquanto o tapete vermelho vivo aparece para ancorar o ambiente.

Extraia cores de destaque de tapetes estampados e reintroduza-as em toques de cor ao redor da sala, talvez na forma de uma almofada, vela ou manta, por exemplo. Adicione tons neutros cremosos ao esquema para um visual sofisticado, acessórios pretos para um estilo contemporâneo ou tons quentes de madeira para uma estética mais tradicional.

Silencioso, calmo e discreto, um tapete cinza é uma forma elegante de complementar um sofá azul, sem roubar seus holofotes. Combine tons mais escuros de azul e cinza para um visual temperamental e tempestuoso, ou tons mais claros para um apelo contemporâneo e calmante sem esforço.

Muitos blocos sólidos de azuis e cinzas podem ter um efeito monótono e monótono. O motivo de diamante e a superfície texturizada do tapete adicionam profundidade e estabelecem uma vibração moderna e chique. Uma paleta de cores suaves, azul e cinza também tendem a criar uma sensação mais fria, então introduza tons mais quentes através de acessórios como almofadas texturizadas ou detalhes em madeira.

Se você deseja adicionar um toque de luxo e sofisticação à sua decoração, então este tapete prateado e marfim é a solução. Cremes e outros tons neutros complementam lindamente os tons mais escuros de azul, criando uma sensação de equilíbrio e elegância iluminadora. Além disso, o acabamento sutilmente desgastado e o padrão de inspiração persa têm o charme de uma antiguidade muito apreciada.

Cuidadosamente feito com lã tufada à mão, este tapete é resistente a manchas e água e oferece excelente isolamento. Certifique-se de aspirar regularmente e evite usar uma barra batedora ou escova rotativa. Em caso de derramamento, basta limpar com pano seco e deixar a limpeza profunda para os profissionais!

A popularidade cada vez maior dos tapetes geométricos deve-se à sua versatilidade e capacidade de adicionar interesse visual e textura a qualquer interior, do contemporâneo ao eclético, ou mesmo tradicional.

Escolha um design cujas cores complementem não só o sofá azul, mas também o resto das características da sala, para criar harmonia visual. O toque de azul neste desenho geométrico faz o sofá se destacar, enquanto toques de terracota destacam a parede de tijolo vermelho e o amarelo mostarda adiciona uma explosão de brilho.

Este design discreto ancora sutilmente a área de estar, unindo a decoração moderna. Fiel ao estilo escandinavo, os seus tons suaves e neutros e as formas geométricas lineares limpas – criando uma ilusão subtil de textura – fazem com que um interior elegante e contemporâneo pareça acolhedor e convidativo.

Tapetes grandes são uma ótima ferramenta para definir e separar uma área de estar íntima em um grande espaço aberto. Certifique-se de que o tapete seja grande o suficiente para caber nas pernas frontais do móvel e deixe que seu formato guie o layout do espaço.

Chamando todos os fanáticos de Star Wars! Reviva as lendas de Yoda e Luke Skywalker em Dagobah, ou Darth Vader revelando sua identidade, através desta representação inovadora da obra-prima de George Lucas. Um renascimento da popular estampa francesa do século XVIII adaptada à cultura contemporânea, as cenas icônicas foram entrelaçadas em um intrincado design inspirado no toile.

Frequentemente associado ao estilo country francês, o toile acrescenta um caráter clássico a um espaço, mantendo a sofisticação e o estilo refinado que o tornaram moda entre a aristocracia francesa séculos atrás. Use toile esporadicamente, equilibrando-o com cores sólidas. Quando exagerado, pode parecer berrante e vertiginoso.

Dê um toque de cor ao seu piso com este tapete abstrato. Tufado à mão na Índia com 100% lã, este tapete extravagante tem uma pilha baixa, tornando-o perfeito para espaços com tráfego intenso de pedestres. As cores vivas e a estética artesanal criam uma vibração boho sem esforço.

Combine o estilo boho com elementos naturais, como plantas e bambu ou móveis de madeira, e camadas de textura. Para um visual divertido e informal, experimente colocar vários tapetes em camadas pela sala com o tapete estampado ousado por cima para direcionar o olhar para o ponto focal desejado – ou seja, o sofá azul. Alternativamente, pendure-o na parede acima do sofá azul, transformando-o em arte de parede e ponto focal.

Combine um sofá azul escuro com detalhes em fúcsia para um esquema ousado e excêntrico. Se o fúcsia for muito forte para você, opte por uma variante mais delicada, como rosa blush ou rosa salmão. Combinados com o marinho, esses tons mais claros exalam sofisticação moderna.

Os tapetes sintéticos são duráveis ​​e fáceis de cuidar, tornando-os adequados para famílias e animais de estimação e ideais para áreas de tráfego intenso. Dito isso, o cuidado e a manutenção do tapete são essenciais para uma longa vida útil do tapete e para mantê-lo com aparência fresca e higiênica. Certifique-se de aspirar frequentemente e, em caso de derramamento, enxugue imediatamente com papel toalha ou pano limpo e absorvente.

Evidenciando o rico impacto visual que um esquema de cores complementares pode ter no seu interior, este tapete laranja queimado de estilo vintage destaca o sofá azul retrô e cria uma atmosfera refrescante e energética.

Situado em frente ao azul na roda de cores, o laranja é uma cor viva e elétrica que desperta qualquer espaço e funciona como um grande destaque para adicionar interesse à sua decoração. Use-o de forma intermitente, equilibrando-o com móveis neutros, como paredes brancas ou creme e acessórios de madeira, para evitar um efeito opressor.

É luxuoso, glamoroso e mais macio do que você imagina. Feito de poliéster sedoso tufado à mão com uma altura de pelo de mais de sete centímetros, este tapete felpudo grosso é uma peça de luxo acolhedora para afundar os pés após um longo dia. A cor marrom terroso faz uma combinação particularmente agradável quando combinada com um sofá de veludo azul marinho, adicionando riqueza e drama ao ambiente.

Os tapetes redondos são uma forma criativa de compensar a natureza linear e retangular das paredes e móveis, suavizando o espaço e dando lugar a uma rica sensação de calor e intimidade. Dê uma chance!

Esta peça abstrata de arte suave é suficiente para transportá-lo para uma ilha do Caribe. Tons de azul claros e refrescantes evocam imagens de mares azuis claros e céus de verão, criando uma atmosfera calma e serena, perfeita para uma decoração moderna.

Combine o tapete com um sofá retrô azul bebê e pontue-o com almofadas estampadas em tons mais escuros de azul. Um sofá azul marinho, em comparação, criará uma sensação de profundidade mais forte e ganhará vida com tons água mais brilhantes. Para um visual inteligente e coeso, opte por um esquema de cores branco – ou creme – azul esverdeado, marinho e cinza com detalhes prateados e pretos.

Para os historiadores da arte entre nós: um tapete inspirado nas obras do artista da Bauhaus Josef Albers. Este tapete abstrato apresenta linhas sobrepostas em tons primários de vermelho, azul e amarelo, que juntas criam formas geométricas. Fiel ao estilo Bauhaus – caracterizado como um cruzamento entre o movimento artístico e artesanal e o modernismo, com forte ênfase na função – o design incorpora a arte na vida cotidiana. Despojado do básico, este tapete é ideal para interiores modernos e minimalistas.
Tapetes redondos costumam ser usados ​​para fazer um espaço pequeno parecer maior. Porém, se quiser colocar um tapete redondo em uma sala maior, experimente usá-lo para acentuar uma área com um agrupamento adicional de móveis, criando um espaço íntimo ou vinheta.

Complemente um sofá azul claro com este tapete ousado e colorido, que lembra uma pintura de Monet ‘en plein air’. O padrão incomum tem um apelo pictórico, trazendo à mente as pinceladas habilidosas da mão de um artista. A paleta de cores vibrantes inspiradas na natureza dá vida ao espaço e ancora o ambiente.

Aproveite a oportunidade para expandir seu esquema de cores e adicionar detalhes por meio de acessórios para equilibrar o ambiente e criar um espaço coeso e confortável. Feito de poliéster com uma barreira de poliuretano resistente à água, este tapete é durável e lavável à máquina, tornando-o adequado para famílias e ideal para áreas de tráfego intenso.

Leave a Comment