9 tendências desatualizadas para salas de estar que todos estão prontos para ver

Goste ou não, existe uma natureza cíclica nas tendências de design de interiores em todos os espaços da sua casa. Isso também se aplica às tendências da sala de estar. Muitos desses esquemas de cores e estilos de móveis outrora populares, tão altamente valorizados por designers e influenciadores, agora são relegados ao lixo com outras tendências desatualizadas para salas de estar.

Todo mundo quer um estilo de design de interiores atemporal, e alguns designs envelhecem melhor que outros. O segredo é considerar cuidadosamente as peças que você compra e procurar elementos e formas clássicas. Dessa forma, você pode facilmente atualizar alguns itens para mudar a aparência da sua sala, garantindo que ela esteja sempre elegante.

Considere essas tendências desatualizadas para salas de estar e a direção que o design está tomando para que você saiba como moldar seu estilo nos próximos anos.

Tendências desatualizadas para salas de estar

O design deve ser sempre uma questão de preferência pessoal, mas as imagens e estilos que vemos ao nosso redor influenciam os nossos gostos. É sempre um bom exercício considerar a direção do design e como podemos incorporar essas novas ideias para criar um design de sala de estar clássico e atencioso.


Móveis e decoração combinando

Móveis e decoração combinando
Tapetes Esmaili e Antiguidades

A prática de comprar conjuntos completos de móveis de sala de estar tornou-se menos popular no design contemporâneo. Conjuntos de móveis correspondentes criam um design coeso, mas tendem a ter uma aparência genérica e previsível. Este afastamento dos conjuntos de móveis reflete uma apreciação crescente pelo individualismo.

A tendência para o design individualizado reflete o desejo crescente de criar conforto pessoal. Nossas casas deveriam servir-nos, em vez de ser uma vitrine para o público. O objetivo é encontrar peças para a sua sala que possa combinar com outras para criar um ambiente acolhedor.

Não se sinta obrigado a escolher todas as peças de uma vez. Em vez disso, o design da sala de estar pode ser orgânico e evoluir ao longo do tempo. Compre itens de alta qualidade que durem e sejam funcionais e decorativos em sua casa.


Salas de estar excessivamente formais

Salas de estar excessivamente formais
Michelle Gage

No século XIX e início do século XX, muitas salas de estar ou salas de estar eram utilizadas como local de recepção de convidados, por isso apresentavam móveis decorativos raramente utilizados. O estilo formal dos quartos foi uma tradição que durou muitos anos no design de salas de estar.

Hoje, as tradições e normas de ter pessoas em nossas casas evoluíram, assim como a forma como utilizamos o espaço em nossas casas. Há um desejo crescente de fornecer casas autênticas e confortáveis ​​para nós e nossos hóspedes.

Nossas vidas tornaram-se cada vez mais agitadas e exigimos que nossas salas de estar sirvam como áreas de estudo, pontos de encontro, locais para jogos e cinemas. Móveis formais de sala de estar simplesmente não são adequados para todas essas atividades.

Para criar um design de sala de estar que dure, selecione móveis que sejam multifuncionais e duráveis. Para salas de estar muito utilizadas, os tecidos de alto desempenho são sempre uma boa ideia, assim como os móveis que podem armazenar todos os detritos do dia a dia.


Salas de estar monocromáticas

Salas de estar monocromáticas
Houzz

Se você ainda não ouviu falar, a cor está de volta – azuis fortes, verdes terrosos, rosa escuro e marrom rico estão todos fazendo sua mudança no design de interiores. Isso não quer dizer que os neutros desapareceram, mas eles estão ficando em segundo plano em relação a todos os designs coloridos de salas de estar que estamos vendo agora. Designers e proprietários estão sendo mais aventureiros no uso das cores na sala de estar. Aplicar cores, pintar todos os acabamentos e paredes (e às vezes o teto) da mesma cor e combinar cores vibrantes e contrastantes podem ajudar a fazer um espaço parecer fresco e divertido.

Se você gosta de neutros, não se preocupe; eles sempre parecerão atemporais. No entanto, você pode tornar seu espaço mais moderno incorporando toques de cor na decoração, como almofadas e arte na parede, para destacar seu espaço neutro. Eles são simples de substituir quando você deseja acentuar com uma nova ideia de cor.


Móveis Rápidos

Móveis Rápidos
Repensar o Estúdio de Design

O afastamento da tendência de usar móveis rápidos é algo que abraçamos de todo o coração. Móveis rápidos são baratos, produzidos em massa e muitas vezes descartáveis. Esses móveis geralmente têm uma vida útil curta porque muitos deles são excessivamente modernos e feitos de materiais de baixa qualidade.

Compreendemos perfeitamente que muitas pessoas escolhem móveis rápidos porque estão dentro do seu orçamento, mas ninguém deve se sentir obrigado a comprar móveis rápidos para preencher seu espaço rapidamente. Em vez disso, você deve se sentir à vontade para selecionar gradualmente o espaço da sua sala com peças que reflitam sua personalidade e estilo.

Visite lojas de antiguidades e brechós para encontrar boas ofertas em itens de qualidade que você pode reciclar. Economize para comprar aquele lindo sofá de veludo em estilo clássico que vai durar. Sempre há maneiras de encontrar móveis de qualidade que podem se tornar uma característica da sua sala, se você quiser experimentar essa abordagem.


Decorando todas as superfícies

Decorando todas as superfícies
Chi Renovação e Design

Decoradores e proprietários têm a tendência de sempre achar que mais é melhor, de forma que qualquer espaço disponível é uma área que precisa ser preenchida. Isso pode levar à falta de um ponto focal central ou forte, o que pode fazer com que o espaço pareça opressor e caótico. Esta não é apenas uma abordagem de design desatualizada; pode criar mais manutenção e contribuir para uma cultura de consumo excessivo.

As abordagens de design moderno procuram deixar espaço para os olhos descansarem. Em vez de cobrir e preencher o espaço com decorações genéricas ou móveis não funcionais, muitos proprietários preferem adicionar algumas peças que tenham um significado pessoal ou contribuam para o fluxo e propósito do ambiente.


Plantas baixas abertas

Plantas baixas abertas
Kyle Hunt e parceiros

As plantas baixas abertas – a tendência de abrir todos os espaços residenciais que se tornou tão popular em meados do século – estão agora atingindo um novo estágio. Embora plantas baixas abertas sempre sejam práticas em algum nível, muitas pessoas consideram espaços amplos e abertos muito barulhentos e pouco convidativos.

A tendência atual é de plantas baixas semiabertas. Estas plantas ainda ligam o espaço entre os quartos, mas têm áreas bem definidas que proporcionam a privacidade e o conforto que as pessoas procuram. Se você tem uma planta aberta e deseja criar áreas mais bem definidas, pense em como pode usar tapetes, agrupamentos de móveis e iluminação focada para criar zonas funcionais e confortáveis.


Carpete de parede a parede

Carpete de parede a parede
Estúdio de Design de Traduções

O carpete de parede a parede, que já foi sinal de um quarto luxuoso, caiu em desuso em favor de revestimentos de piso mais duros e duráveis. Para a maioria dos designers de interiores, os pisos de madeira são os favoritos constantes, mas agora existem outras opções que incluem pisos de vinil de luxo, cortiça e bambu. A cortiça e o bambu são opções especialmente boas porque são sustentáveis ​​e têm a textura e a cor da madeira natural.

Essas opções de piso duro são mais duráveis ​​que o carpete, mas carecem da suavidade e do conforto que as pessoas procuram em seus ambientes. Isso torna os tapetes um componente essencial do design da sala de estar. Certifique-se de selecionar tapetes de tamanho adequado para o espaço. Os tapetes devem caber sob todos os móveis, ou pelo menos nas pernas dianteiras, de um determinado espaço para funcionarem corretamente.


Coberturas pesadas para janelas

Coberturas pesadas para janelas
Estúdio KES

Coberturas de janela pesadas ou formais estão se tornando menos populares no cenário atual de design de salas de estar. Os tratamentos pesados ​​das janelas reduzem a quantidade de luz natural em um espaço e contribuem para uma aparência excessivamente formal.

Estilos mais leves e abertos, como cortinas, persianas e persianas neutras e transparentes, são frequentemente preferidos em designs contemporâneos de salas de estar porque contribuem para uma estética simples e descontraída. Estes também promovem uma ligação mais forte com o exterior e permitem a entrada de mais luz natural, o que melhora o bem-estar e a saúde.


Paredes genéricas da galeria

Paredes genéricas da galeria
Dillard Pierce Design Associados

As paredes da galeria podem ser emocionantes e impressionantes, mas ter uma parede da galeria repleta de arte produzida em massa apenas para cobrir as paredes pode levar a designs chatos e desanimadores.

O design moderno adotou uma abordagem mais ponderada às paredes das galerias. Você deve exibir peças que sejam significativas para você ou que você realmente goste. As opções para paredes de galerias incluem fotos e pinturas, mas também objetos 3D, como esculturas ou objetos de parede. Se você não tiver peças significativas suficientes, comece com apenas uma pequena coleção de itens. Você sempre pode adicionar itens à sua exibição ao longo do tempo. Pode ser necessário reorganizar os itens da galeria sempre que adicionar uma nova peça, portanto, pendure novos elementos somente depois de considerar cuidadosamente a adição.

Leave a Comment