Como funciona o seguro de aluguel de automóveis? – Visf Amigo

  companhia de seguros de automóveis

Poucas coisas na vida se comparam à emoção de descer de um avião em um local exótico. Depois de retirar sua bagagem, você vai direto ao balcão da locadora de veículos preparado para embarcar em uma semana de merecido descanso e relaxamento. A única coisa que está no seu caminho? Uma grande decisão motivada por uma questão antiga: você gostaria de adquirir um seguro de aluguel de automóveis?

Neste artigo, exploramos como funciona o seguro de aluguel de automóveis, quando é um investimento inteligente e quando você pode passar com total confiança de que está devidamente coberto.

A maioria dos contratos de aluguel de automóveis responsabiliza o cliente por danos e roubo do veículo. No entanto, é importante observar que circunstâncias como incêndio, explosão e causas naturais normalmente não são de responsabilidade do cliente.

Para compensar isso, as locadoras oferecem uma forma de seguro chamada Collision Deductible Waiver (CDW). Um CDW pode ou não ser benéfico dependendo de uma variedade de fatores, incluindo, mas não se limitando a:

Sua cobertura de seguro atual
Os termos do contrato de aluguel
Os termos do seu cartão de crédito
Onde você operará o veículo alugado.
Devo adicionar um CDW ao meu carro alugado?
Embora a maioria de nós já tenha alugado um carro em algum momento, muitas pessoas não têm certeza se devem adicionar o CDW à sua experiência de aluguel. Nesta postagem, ajudaremos você a obter uma compreensão mais profunda de quando e por que um CDW é um bom investimento – e quando você puder recusar um CDW com confiança, estará coberto em caso de incidente.

Ter um seguro automóvel “normal” cobre-me quando conduzo um carro alugado?

A maioria das apólices pessoais de automóveis estende a responsabilidade, pagamentos médicos e cobertura para motoristas não segurados a um carro alugado. Os danos físicos também se estenderão a um veículo alugado, desde que você tenha adquirido essas coberturas como parte adicional do seu pacote de seguro automóvel.

Segurados Centrais: Uma apólice Central que estende a cobertura total (Responsabilidade, Colisão e Outros que Não Colisão) a pelo menos um veículo na apólice pessoal fornecerá a mesma cobertura para um carro alugado. Isso pode tornar desnecessário o pagamento de cobertura adicional de CDW.

Tenha em mente que existem algumas limitações a serem levadas em consideração quando se trata de cobertura. Se uma locadora de automóveis responsabilizar você pela perda de uso (taxas de aluguel perdidas) enquanto o veículo estiver sendo reparado, sua apólice deverá incluir Comp e Colisão para fornecer proteção total. A Central oferece cobertura limitada para esses tipos de danos, bem como endossos opcionais que aumentam o valor da cobertura fornecida para perda de uso.

Meu seguro de carro “normal” me cobrirá ao dirigir um caminhão alugado, U-Haul ou motorhome?
Se você estiver alugando um caminhão ou motorhome, a cobertura depende dos termos da sua apólice. Verifique com sua seguradora detalhes específicos antes de alugar um caminhão ou motorhome.

Segurados Centrais: A apólice da Central fornece apenas Responsabilidade, e um CDW pode ser necessário. Se o aluguel for um trailer, a apólice da Central prevê responsabilidade civil e danos materiais, bem como US$ 1.500 pelo trailer.

Que fatores afetam a cobertura do aluguel de automóveis?

Vários fatores impactam a possibilidade de alugar um carro, bem como as opções de cobertura oferecidas. Esses incluem:

Onde o veículo está sendo conduzido (nacional versus internacional)
Quantos motoristas estão sendo adicionados ao contrato de aluguel
A(s) idade(s) do(s) motorista(s)
Quem é o segurado nomeado na apólice? (Muitas locadoras de veículos não permitem que um veículo seja alugado se o motorista não for um segurado nomeado. Por exemplo, uma locadora pode recusar um motorista listado na apólice de seus pais.)
O tipo de pagamento. (A maioria das locadoras de veículos exige o uso de um cartão de crédito para reservar e pagar por um carro alugado. O contrato de locação normalmente incluirá linguagem adicional referente a esta estipulação.)
Além do acima exposto, os bancos e as empresas de cartão de crédito normalmente incluem linguagem nos seus contratos relacionados com o aluguer de automóveis. Embora o CDW automático e a cobertura de aluguel de carro sejam vantagens incluídas para muitos cartões de crédito, é importante compreender totalmente os termos do seu cartão, qualquer cobertura fornecida e como isso pode afetá-lo ao alugar um veículo.

Devo adicionar a cobertura CDW ao meu seguro automóvel normal?

O CDW pode ser um investimento adicional inteligente ao alugar um carro. Em última análise, depende da sua cobertura e circunstâncias atuais. Os casos em que pode valer a pena comprar incluem:

Você não tem Comp e Collision para nenhum veículo em sua apólice pessoal. O CDW pode fornecer proteção extra que pode economizar dinheiro e complicações no caso de um incidente com o aluguel de um carro.
As limitações na cobertura de perda de uso também podem tornar necessária a compra de CDW.
Mesmo com cobertura adequada para o seu veículo pessoal, um veículo alugado de alto desempenho ou caro pode ter uma despesa diária ou total por perda de uso muito maior do que a prevista na sua apólice. Se você planeja alugar um veículo de luxo, investir em CDW ajuda a garantir que você esteja total e adequadamente coberto.
O CDW também pode ser benéfico se sua apólice pessoal contabilizar o ACV (valor depreciado) de um veículo alugado. Um contrato de locação pode exigir a substituição do veículo em caso de perda total, excedendo o valor do ACV.
Uma locadora também pode buscar redução de valor e taxas administrativas se seu veículo for danificado. Esses encargos são normalmente excluídos de uma apólice de seguro.

O que mais preciso saber sobre a cobertura do aluguel de automóveis?

A cobertura do seguro provavelmente não é o que você deseja se preocupar no início das tão esperadas férias, mas compreender os princípios básicos do seguro de aluguel de automóveis ajuda a garantir que você esteja bem protegido no caso de um incidente.

Além disso, aqui vai uma lista de dicas para se informar e se proteger na hora de alugar um carro:

Entre em contato com a locadora com antecedência para perguntar exatamente pelo que você será responsabilizado nos termos do contrato de locação.
Se adquirir a cobertura CDW opcional, pergunte se ela oferece cobertura para motoristas adicionais, como outros familiares ou parceiros de negócios. Muitas vezes, o CDW cobre apenas a pessoa que assina o contrato de locação, e motoristas extras devem ser adicionados por uma taxa adicional.
Inspecione o carro alugado quanto a danos existentes antes de retirá-lo do estacionamento. Certifique-se de que a locadora esteja ciente de quaisquer danos e os anote em seu contrato.
Se pagar pelo aluguel do seu carro com cartão de crédito, entre em contato com a administradora do cartão de crédito com antecedência para saber se a cobertura CDW está incluída automaticamente.
Leve consigo uma cópia da sua apólice de seguro pessoal na viagem, tanto como prova do seguro quanto para termos de cobertura em caso de sinistro.
Em caso de sinistro, notifique sua seguradora ou agente o mais rápido possível. Normalmente, você encontrará um número de contato impresso em seu cartão de identificação do seguro.
Ainda não tem certeza se precisa de cobertura CDW? Entre em contato com um agente central para explorar os termos de sua cobertura existente e as opções disponíveis.

As coberturas de Aluguel de Carros aqui descritas estão nos termos mais gerais e estão sujeitas às condições e exclusões reais da apólice. Para obter o texto, condições e exclusões reais da cobertura, consulte a apólice ou entre em contato com seu agente central.

Leave a Comment