Decoração Shabby Chic: como acertar nesse estilo delicado

Com sua paleta calma, encantador charme vintage e linhas harmoniosas, a decoração shabby chic é uma escolha fantástica se você deseja transformar seus interiores em um triunfo extravagante de aconchego e elegância atemporal.

Este estilo foi particularmente popular na segunda metade dos anos 80 e ao longo dos anos 90, mas desde então tem sido sujeito a mal-entendidos comuns.

Portanto, antes de mergulhar nas principais características que o caracterizam, vamos primeiro ter certeza de que estamos na mesma página!

O que é o estilo de decoração shabby chic?

Shabby chic é um estilo de interior que se concentra em móveis vintage anacrônicos com uma sensação desgastada ou desgastada, uma abundância de branco, estampas florais e texturas naturais.

É um equilíbrio delicioso entre o apelo rústico da decoração caseira ou campestre e a elegância nostálgica dos elementos de inspiração vintage.

A decoração shabby chic inspira-se no design francês antigo, mas, ao contrário dos estilos de época, não se concentra num século ou década específica: pelo contrário, incentiva uma mistura eclética de peças de mobiliário de aspecto vintage e itens de diferentes.

O shabby chic ainda está na moda?

Sim, pegue um balde de tinta branca e comece a procurar os móveis mais decorativos de inspiração vintage, porque o shabby chic voltou em grande estilo! Ele até reapareceu na tela graças a cenários adoráveis ​​e chiques, como o apartamento de Mary Margaret em Era uma vez.

Hoje em dia, existem duas maneiras principais de renovar sua casa de uma forma shabby chic:

  • Incorporar os principais elementos de assinatura desta decoração na sua forma mais tradicional
  • Adicione um toque mais contemporâneo escolhendo uma abordagem menos confusa e formas mais simplificadas

Realmente depende do que você prefere pessoalmente.

Mais importante ainda, tente pensar além das tendências atuais e do que está ou não na moda, pois esperamos que você possa desfrutar de sua nova casa chique por muitos mais anos.

O que você vai adorar em interiores chiques e gastos:

  • A decoração shabby chic combina o conforto e o aconchego de estilos de interiores mais rústicos e a elegância extravagante do charme francês e de inspiração vintage
  • Resulta em uma sensação calmante e arejada graças ao foco no branco
  • É um estilo delicado e deliciosamente feminino que certamente resultará nos quartos mais esteticamente agradáveis

Como criar o design de interiores shabby chic perfeito

Para criar a casa shabby chic mais instagramável, aqui estão os pontos que recomendamos focar.

Uma delicada paleta branca e pastel

A paleta certa revelará sua escolha de decoração antes mesmo que seus olhos ou os de seus convidados tenham tempo para se concentrar em elementos e características específicas.

Esqueça os tons escuros e saturados! A decoração shabby chic é predominantemente branca, do marfim ao creme e tons de branco calcário. Isso também resultará em uma sensação mais arejada e ajudará você a fazer com que cantos menores ou salas pareçam mais largas do que realmente são (sempre uma vantagem!).

Obviamente, uma sala totalmente branca acabaria por parecer opressora, por isso é vital equilibrá-la com outras tonalidades que caracterizam este estilo. Mais precisamente? Cores pastel.

Experimente tons delicados, como rosa, verde menta e lavanda ou azul claro.

Os acabamentos de madeira mais leves são outra forma inteligente de manter a paleta delicada e ao mesmo tempo reforçar uma influência natural (mais dicas sobre isso depois!).

Móveis antigos, reciclados ou com aparência desgastada

Embora os móveis shabby chic não estejam vinculados a uma década ou século específico, eles devem parecer vintage. Melhor ainda? Resistido. Angustiado. Desgastado pelo tempo, poderíamos dizer.

Com esse estilo, você também celebra imperfeições, seja uma borda lascada ou uma porta descolorida.

Isso significa que você pode decidir optar por uma coleção eclética de peças autênticas de época e vintage, encontrar novos itens feitos para ter essa aparência ou dar aos seus móveis existentes um toque chique e gasto com a pintura certa.

Linhas elegantes e harmoniosas

Além de desgastados pelo tempo, os móveis shabby chic são distintamente decorativos: afinal, eles se inspiram nas antigas casas francesas!

O elemento shabby chic mais reconhecível é inegavelmente a perna cabriole, e você pode incorporá-la em diversas peças de mobiliário, desde cadeiras a mesas e até armários.

No geral, experimente modelos que incluam espirais, arabescos, entalhes gravados ou floreios para adicionar charme textural e linhas harmoniosas em geral.

Detalhes florais e um toque da natureza

Com a decoração shabby chic sendo parcialmente influenciada também pelos interiores country, não será uma surpresa que este estilo muitas vezes inclua elementos naturais.

As flores, em particular, são um item básico do shabby chic, tanto quando se trata de buquês recém-cortados quanto de estampas florais. De cortinas a mantas e travesseiros ou roupas de cama, você pode usá-los para adicionar um delicado toque contrastante contra fundos brancos e neutros.

Para enfatizar esse elemento natural, considere escolher tecidos naturais como o linho sempre que possível.

Outros elementos naturais que você pode incorporar são conchas (mais uma vez, reais ou representações) e esculturas de videiras em móveis de madeira, mas não tenha medo de adicionar seu toque natural pessoal para tornar esse estilo ainda mais pessoal.

Paredes brancas, pastéis ou com papel de parede

Móveis e elementos de destaque são essenciais para um quarto chique e gasto em estilo brochura, mas não se esqueça das paredes que os cercam.

Existem três maneiras principais de dar-lhes um clima shabby chic, e isso depende principalmente da sua preferência pessoal, bem como das cores do resto dos seus móveis e itens maiores:

  • Paredes brancas são perfeitas para enfatizar uma sensação arejada. Versáteis e brilhantes, recomendamos-os principalmente se os seus móveis principais forem de uma cor diferente, pois muito branco sobre branco desapareceria e seria um pouco opressor
  • Um tom pastel claro e delicado é um bom compromisso se você já possui pisos brancos ou muitos móveis brancos. Você sempre pode adicionar algumas molduras brancas e peças decorativas para manter um toque dessa cor básica em suas paredes.
  • O papel de parede é outra opção tradicional shabby chic, especialmente quando envolve flores ou outros elementos naturais e padrões decorativos. Embora as duas primeiras opções monocromáticas sejam uma escolha mais segura se você já tiver muitos detalhes estampados, um papel de parede mais movimentado é ideal se você depende principalmente de peças monocromáticas no resto do ambiente.

Combine conforto, elegância e calma

A receita vencedora para uma casa que transmite de imediato um estilo shabby chic é a combinação destes três sentimentos. Obviamente, você pode optar por focar naquele que é mais importante para você, mas sem esquecer os outros dois:

  • Inspire o conforto das vibrações rústicas escolhendo móveis aconchegantes (por exemplo, cadeiras estofadas) e itens como lençóis, tecidos, mantas e almofadas convidativos
  • Adicione um toque de elegância francesa e vintage com linhas harmoniosas e detalhes de bom gosto
  • Mantenha uma vibração calma com os tons suaves da sua paleta

Itens e elementos shabby chic exclusivos

Embora agora você tenha uma boa visão geral desse tipo de decoração e várias ideias para incorporá-la, pensamos em compartilhar também alguns elementos exclusivos que são extremamente populares.

Dessa forma, sua casa ganhará facilmente alguns pontos bônus chiques:

  • Lustres grandes e ornamentados com linhas harmoniosas
  • Gaiolas decorativas para pássaros
  • Escadas
  • Estampas de rosas
  • Troncos com uma sensação angustiada
  • Renda alegre ou cortinas transparentes
  • Decorações em forma de coração
  • Cabeceiras harmoniosas e fortemente ornamentadas
  • Pequenas mesas e/ou mesinhas de cabeceira fofas com uma combinação de flores e outros elementos decorativos

Leave a Comment