Ladrilhos de sala de estar de todos os tipos e estilos

Embora a cozinha possa ser o coração da casa, a sala de estar fica em segundo lugar e é um lugar muito movimentado. Os pisos da sala de estar são uma das formas de piso mais duráveis ​​que você pode escolher e são perfeitos para áreas de alto tráfego.

Os pisos da sala são
Naomi Finlay

Além disso, este piso pode complementar muitas ideias de design diferentes e é fácil de limpar e manter. Resumindo, o piso de cerâmica é uma opção flexível que vale a pena considerar para um piso com tanto tráfego intenso quanto uma sala de estar.

Ladrilhos de sala de estar: materiais e estilos

Ladrilhos da sala de estar
Minha casa de campo inglesa

Embora algumas pessoas considerem os azulejos apenas para banheiros ou cozinhas, os azulejos também são uma excelente opção de piso para salas de estar. Da pedra natural ao piso de madeira, os azulejos podem imitar muitas opções estéticas.

Além disso, os ladrilhos podem ter uma aparência uniforme ou criar contraste dependendo da cor do rejunte e dos próprios ladrilhos. Cada um tem um nível diferente de durabilidade e resistência a manchas que deve ser explorado na escolha dos azulejos para a sala. Consideraremos as opções de azulejos mais populares para salas de estar.

1. Ladrilhos cerâmicos

Este é o tipo de ladrilho mais comum para paredes e pisos. Na verdade, os ladrilhos cerâmicos para pisos de salas de estar são semelhantes aos ladrilhos para paredes, mas são mais duros e podem suportar mais tráfego de pedestres.

Esses ladrilhos são feitos de argila moldada e são a opção mais econômica para pisos de cerâmica. Os fabricantes moldam ladrilhos cerâmicos em diversos formatos e cores. Existem ladrilhos cerâmicos que parecem madeira e pedras naturais como ardósia e granito.

2. Porcelanato

Essas telhas são semelhantes às cerâmicas, mas possuem maior proporção de sílica e quartzo. Isso os torna mais duráveis ​​e resistentes aos danos causados ​​pela água do que os revestimentos cerâmicos. Assim como a cerâmica, existem porcelanatos que podem parecer madeira e pedra natural.

3. Piso de madeira

Ladrilhos de “madeira dura” são ladrilhos de porcelana, cerâmica, vinil ou linóleo que foram projetados para ter uma aparência de madeira. Eles se assemelham a madeiras nobres de muitas espécies diferentes, como carvalho e pinho, e estão dispostos em padrões como espinha de peixe e outros parquetes decorativos.

4. Ladrilho de vinil

As telhas de vinil são feitas de uma forma de plástico conhecida como plástico de cloreto de polivinila ou PVC. Ladrilhos de vinil luxuosos imitam a aparência de materiais naturais e são resistentes à água. As telhas de vinil variam em qualidade e preço. Embora a maioria seja barata, os ladrilhos de vinil luxuosos duram mais e são mais caros.

5. Ladrilhos de linóleo

Este é um piso natural feito com óleo de linhaça e pó de cortiça. O linóleo também imita a aparência de outros materiais como madeira e pedra, embora não seja tão variado quanto o vinil. No entanto, é mais durável e duradouro do que a maioria dos ladrilhos de vinil.

6. Ladrilhos de pedra natural

  • Azulejo de mármore – As telhas de mármore são feitas de mármore de rocha sólida e vêm em muitas cores diferentes. Devido ao seu visual luxuoso, eleva o estilo de qualquer ambiente. Você deve selar novamente este ladrilho a cada seis meses para manter uma forte resistência a manchas e arranhões.
  • Telha de granito – Os fabricantes criam telhas de granito a partir de pedras sólidas. Muitos valorizam o granito por sua durabilidade e resistência. No entanto, é caro e pode ser difícil e demorado em termos de manutenção.
  • Azulejo de ardósia – A ardósia é extraída de rocha metamórfica e é duradoura e resistente a arranhões e manchas. A maior parte da ardósia é cinza escuro, mas existem variações na pedra que vão do laranja ao marrom e do verde ao roxo.

Prós e contras dos azulejos na sala de estar

O azulejo da sala é a opção perfeita para muitas situações. No entanto, nenhuma opção é perfeita. Existem razões definitivas pelas quais os pisos de cerâmica não funcionam tão bem em algumas situações.

Prós

  • O ladrilho é uma opção mais barata do que outros tipos de piso, como piso de madeira.
  • As telhas são duráveis. Eles não apresentarão muito desgaste com o tempo e são resistentes à água e manchas se bem conservados.
  • O azulejo é um piso versátil que pode complementar muitos estilos diferentes.
  • Pisos de cerâmica são fáceis de limpar e reparar.

Contras

  • O piso de cerâmica é frio ao toque.
  • O piso de cerâmica pode ser duro e escorregadio. Duas exceções são o vinil e o linóleo, que são mais macios do que outras opções de piso.
  • As peças podem ser difíceis de combinar se você obtiver uma peça de outro lote de peças. Portanto, é uma boa ideia ter algumas peças extras do lote original, caso uma delas quebre e você precise substituí-la.
  • Você pode arranhar e quebrar os ladrilhos se deixar cair objetos pesados ​​sobre eles.

Ladrilhos de sala de estar para todos os estilos

Ladrilhos de pedra natural

O visual do azulejo é variado e único, sendo uma boa opção para pisos de salas. Reunimos alguns dos melhores looks para você considerar para ajudá-lo a decidir se o azulejo é uma boa opção para você.

Revestimentos cerâmicos para sala de estar

Revestimentos cerâmicos para sala de estar
Marazzi

Estes pisos brancos para a sala têm aparência de mármore branco, mas são feitos de cerâmica. Este ladrilho eleva a aparência da sala de uma forma que nenhum outro piso poderia. É contemporâneo e elegante.

As cores contrastantes dos móveis criam um contraste dramático. Essa cor de destaque funciona bem, pois ecoa os tons de cinza do piso de cerâmica. O maravilhoso desse piso é que mesmo tendo o visual luxuoso do mármore, por se tratar de revestimento cerâmico, o preço é bem menor que o do mármore verdadeiro.

Acentos de mosaico

Acentos de mosaico
Torcedor de Ola

Muitas pessoas adoram os padrões do mosaico, mas acham que seriam muito impressionantes em uma sala grande como a sala de estar. Esta casa de Ola Zwolenik atinge o equilíbrio perfeito. Ela usa mosaicos em um cômodo que pode ser visto da sala.

A forma como a cor se mistura com a decoração colorida cria um visual histórico e moderno. Além disso, os mosaicos são o destaque perfeito para uma lareira na sala de estar, caso você não possa usá-los no chão.

Pisos de mármore xadrez

Pisos de mármore xadrez
Jean Stoffer Design

Esta sala de estar da Jean Stoffer Design atinge o equilíbrio perfeito entre casual e sofisticado. Os fabricantes criaram este piso a partir de quadrados de mármore cinza escuro e branco. Esse tipo de visual é distinto e traria um senso de estilo vívido a qualquer sala de estar.

Ladrilhos de porcelanato com aspecto de madeira

Ladrilhos de porcelanato com aspecto de madeira
Passos simples

Os fabricantes criaram este piso de porcelanato para parecer madeira em formato de espinha de peixe. O visual da madeira clara tem um estilo moderno e combina bem com os tons neutros de todo o espaço. Mesmo que a madeira não seja real, o padrão proporciona uma textura aconchegante que desperta interesse no ambiente.

Piso de ardósia

Piso de ardósia
Menendez Arquitetos PC

Slate tem uma sensação do velho mundo que é esteticamente agradável em salas de estar clássicas, tradicionais e modernas. A Menendez Architects usou grandes ladrilhos de ardósia neste projeto de condomínio de meados do século. A ardósia de cores frias oferece o contrapeso perfeito às cores vivas dos estofados.

Ladrilhos de vinil luxuosos

Ladrilhos de vinil luxuosos
John Lewis e parceiros

Este luxuoso ladrilho de vinil tem uma aparência de parquet. Este ladrilho é mais duradouro do que os ladrilhos de vinil mais baratos. Esses ladrilhos são resistentes à água e duráveis, por isso funcionam bem em áreas de tráfego intenso, como salas de estar. Esses ladrilhos vêm em ladrilhos quadrados, tiras pré-coladas e tábuas.

Porcelanato contemporâneo

Porcelanato contemporâneo
Azulejo italiano Horizon

Este porcelanato cinza é perfeito neste espaço de praia contemporâneo. Na verdade, os ladrilhos funcionam melhor do que outros pisos, como carpetes, em um espaço como este, devido ao rastreamento da areia de fora para dentro. Esses ladrilhos grandes funcionam em muitos ambientes, incluindo contemporâneos e tradicionais.

Pedra natural parecida

Pedra natural parecida
Azulejo italiano Horizon

Esta sala da Horizon Italian Tile apresenta porcelanato de cores variadas. Ele imita a aparência da pedra natural. Este ladrilho funciona em ambientes espaçosos criando uma textura variada.

Piso cerâmico que parece madeira

Piso cerâmico que parece madeira
Sonhando com Casa

A tecnologia é incrível quando você considera a aparência desse piso cerâmico. Embora em circunstâncias normais os pisos de cerâmica tenham uma aparência elegante e elegante, este piso de cerâmica imita a aparência de pisos de madeira. Parece quente e texturizado acentuando o estilo aconchegante do quarto.

Piso de mármore branco

Piso de mármore branco
Sonhando com Casa

Não há nada tão elegante quanto um piso de mármore. No entanto, esta sala minimiza a qualidade luxuosa do piso, colocando-o em contraste com o estilo contemporâneo da sala. Elementos como os móveis extras e os tons quentes das cores equilibram as cores frias do mármore.

Porcelanato com aspecto de mármore

Porcelanato com aspecto de mármore

Os fabricantes criaram este porcelanato com um padrão variado para parecer mármore. Embora existam outras cores de ladrilho semelhantes, esse padrão específico de ladrilho confere ao piso uma textura agradável.

Perguntas frequentes (FAQ)Perguntas frequentes

Qual é a cor de azulejo mais popular para uma sala de estar?

Os ladrilhos coloridos mais populares para uma sala de estar são cores neutras, como bege, marfim e cinza. Eles complementam a maioria dos estilos de design e funcionam com tons de cores complementares para acentuar as peças.

Quais são os melhores azulejos para a sala?

Pesando todas as opções entre custo, durabilidade e estilo, o porcelanato é a melhor opção para pisos de salas. A porcelana é econômica e pode ser criada para parecer pedra, mármore e madeira. Além disso, este é um ladrilho muito duro, duradouro e resistente à água. A próxima melhor opção é o revestimento cerâmico. Isso é mais barato que o porcelanato. Embora não seja tão duradouro quanto a porcelana, ainda é durável.

Os azulejos estão muito frios na sala?

Pisos de cerâmica são frios ao toque. Portanto, eles funcionam melhor em áreas mais quentes, como propriedades de praia e locais mais próximos do equador. Algumas maneiras de adicionar calor aos pisos de cerâmica são um tapete, isolamento e algum tipo de base para aquecer o piso.

Que cor combina com a sala de azulejos bege?

As paredes brancas ficam perfeitas com esta cor de piso. Se o branco for muito brilhante para você, experimente um esbranquiçado como o marfim. Além disso, vários tons de cinza quente ficariam perfeitos com pisos bege.

Os azulejos são bons para salas de estar?

Os ladrilhos funcionam muito bem para pisos de salas de estar em alguns casos. Algumas dessas situações são locais com tráfego constante de pedestres e onde há sedimentos rastreados em seu interior. Os ladrilhos também são apropriados em locais de clima quente.

Qual a melhor forma de selecionar os azulejos para a sala?

Existem tantas variedades de ladrilhos que você pode escolher muito bem o tipo, preço e estilo de ladrilho que precisa. Considere a durabilidade do ladrilho que você precisa. Além disso, considere o estilo do ladrilho que determinará a aparência do ambiente.

Quanto custa revestir o chão da sala?

Dependendo se você instala as telhas ou contrata alguém, o preço pode variar. Se você contratar alguém, pagará cerca de US$ 15 a US$ 20 por hora pela instalação dos ladrilhos e materiais. Se você mesmo for comprar e instalar o ladrilho, o preço irá variar de acordo com o tipo de ladrilho que você escolher. As telhas cerâmicas são uma das opções mais baratas e você pode obtê-las a partir de menos de US$ 1 por metro quadrado. Os pisos mais caros são pedras naturais, como mármore, e opções de mosaicos personalizados.

Conclusão

Em ambientes tradicionais, a maioria das pessoas usa azulejos em banheiros e cozinhas. No entanto, muitos estão começando a ver os benefícios do piso de cerâmica também no contexto do piso da sala de estar. Embora este piso possa não funcionar em todos os casos, os pisos de cerâmica são tão variados e flexíveis que funcionam em muitas situações. No final, a tarefa mais difícil é decidir qual peça melhor atende às suas necessidades.

Leave a Comment