Otimize o seu espaço lounge com estes layouts de design inteligentes

Suas opções ao planejar o layout do seu lounge são quase infinitas. O melhor design depende principalmente das suas peças atuais, do formato e tamanho do ambiente e de como você prefere usar a sua sala.

Se você deseja começar o novo ano com uma atualização no design e layout do seu lounge atual, confira Vendas do Boxing Day 2023 para obter o máximo retorno do seu investimento. E continue lendo nossas principais dicas de design de sala de estar para aproveitar ao máximo seu espaço!

Artigo relacionado: Projeto Arcadiano: a atualização da pequena sala de estar que impressiona
Artigo relacionado: Design inspo: Lindas salas de estar boêmias e como combinar o visual

Esta deslumbrante sala de estar concentra-se naquela lareira marcante | Veja mais da casa RaeRae

Como posicionar seus móveis

Ao organizar a mobília da sua sala, comece primeiro com as peças maiores, pois elas influenciarão o fluxo geral da sala. Dependendo do tamanho da sua sala, este provavelmente será o seu sofá principal ou uma poltrona para espaços menores.

Posicione esta peça de frente para o elemento mais proeminente: a vista, a lareira, a TV, a parede da galeria ou uma grande janela. No entanto, evite colocar um sofá ou outros móveis grandes diretamente em frente a uma janela, pois podem bloquear a luz natural.

Em seguida, você deve posicionar opções de assento menores opostas ou adjacentes à primeira peça colocada. Essas opções incluem poltronas ou namoradeiras. Por último, preencha espaços vazios proeminentes com móveis de destaque, como pufes, mesas de centro, mesas finais e luminárias de pé. Certifique-se de que cada opção de assento esteja ao alcance da superfície da mesa.

Por fim, para ancorar o espaço, sugerimos adicionar um tapete grande. O ideal é que pelo menos os dois pés da frente de cada peça de mobília fiquem sobre o tapete.

Concentre-se na vista

Um design de lounge prático e elegante começa com um ponto focal que servirá como pedra angular e destaque de seu design geral. Para muitas casas, a lareira desempenharia esse papel. Oriente a peça principal do assento em direção ao seu ponto focal enquanto organiza as peças secundárias ao redor dela.

No verão, quando é provável que você não use a lareira, você pode reorganizar seu layout para reorientar o fluxo da sala e destacar um recurso diferente, como uma grande janela ou portas que dão para o jardim. Isso permitirá que você mantenha a coesão e continue destacando as melhores características do ambiente.

Sala de estar no andar de cima com janela extravagante
Quarto com uma vista. Considere orientar seus móveis em direção a uma janela para capturar vistas

Salas de estar pequenas

Ao projetar o layout de uma sala menor, você deve reduzir o tamanho dos móveis para caber no ambiente. Por exemplo, você pode criar uma sensação mais confortável de espaço e abertura com um sofá de 2 ou 3 lugares, em vez de amontoar-se em um sofá com encosto. Da mesma forma, em vez de uma grande mesa de centro que pode ocupar todo o seu espaço, considere usar uma mesa de centro encaixável que possa se adaptar às suas necessidades.

Dica: obter equilíbrio e escala corretos é uma bela arte. Móveis volumosos em uma sala pequena simplesmente não são práticos e podem criar uma sensação de claustrofobia. Mas, encha uma pequena sala de estar com muitas peças pequenas e ela parecerá ainda menor. Para criar a ilusão de um espaço maioradote a iluminação ou pinte uma parede de destaque.

Grandes salas de estar

A disposição estratégica de móveis pode ajudá-lo a tornar grandes salões aconchegantes e íntimos, ao mesmo tempo que utiliza o espaço maior. Isto pode ser conseguido criando dois grupos de conversação com um caminho claro conectando-os.

Uma área poderia ser projetada para acomodar convidados e conversas, enquanto a outra poderia ser voltada para noites confortáveis ​​com a família relaxando em frente à TV. Use um tapete grande para preencher a lacuna entre as áreas e aumentar ainda mais a natureza coesa do ambiente.

sala de estar da casa da federação _ espaço de lounge da casa da família da federação com design inteligente
Mossman Residence IV é o exemplo perfeito de como posicionar os móveis da sua sala

Descanso e relaxamento

Para muitas pessoas, o lounge é o espaço onde relaxar e assistir TV reinam supremos. Para famílias como esta, um sofá secional é uma escolha excelente e flexível para assentos confortáveis. A vantagem dos sofás seccionais é que eles estão disponíveis em uma variedade de configurações, incluindo cadeiras sem braços, namoradeiras, pufes e espreguiçadeiras.

Ao colocar mesas finais em cada extremidade do sofá, com uma mesa de centro para acomodar os que estão sentados no meio, você elimina a necessidade de assentos adicionais e, ao mesmo tempo, oferece um local aconchegante para várias pessoas desfrutarem.

Perfeito para conversar

Suponha que seu lounge seja frequentemente usado como ponto de encontro para familiares e amigos se sentarem e conversarem. Nesse caso, você se beneficiará significativamente ao projetar seu layout para facilitar uma conversa animada. Evite a crença errada comum de posicionar suas opções de assento contra a parede e, em vez disso, puxe-as para perto do meio da sala.

Posicione-os um de frente para o outro e coloque uma mesa de centro no meio para manter as opções de comida e bebida ao alcance de ambos os lados. Esteja ciente de quanto espaço você deixa para caminhar ao redor da mesa e entre os móveis, para evitar que o espaço próximo pareça apertado e desconfortável.

Espaço lounge Three Birds_House14_fireplace com design inteligente
Sala de estar íntima por Renovações de três pássaros

Arranjos de móveis flexíveis

Para aproveitar ao máximo os espaços da sua casa, é vital ter mais flexibilidade para mudar as opções de móveis de acordo com a ocasião. Preencha um canto vazio com uma cadeira leve que possa ser puxada facilmente para assento extra quando necessário.

Além disso, itens como pufes e bancos podem ser usados ​​como mesas finais elegantes ou funcionar como assentos adicionais quando você recebe convidados. Isso permitirá que você invista em móveis de qualidade e evitará sobrecarregar os espaços com peças desnecessárias.

Aberto e arejado

Em salas de conceito aberto, você pode usar arranjos de móveis para dividir os espaços em diferentes zonas de atividades. Uma pequena mesa e cadeiras em um lado da sala proporcionam um local para fazer refeições informais ou participar de uma noite de jogos. Do outro lado da sala, você pode organizar os móveis principais da sala, como sofás, cadeiras e mesas, usando uma TV ou lareira como ponto focal.

Embora dividir o cômodo seja vital para evitar que o espaço pareça muito grande ou esparso, é crucial garantir que os cômodos ainda fluam um para o outro, pois você pode correr o risco de as duas áreas parecerem desconectadas, o que atrapalharia o apelo das casas em plano aberto. .

Você aprendeu alguma dica ou truque novo neste artigo sobre espaços lounge com ideias de design inteligentes? Ou qual dica de decoração de interiores você adora usar na sua sala? Converse conosco nos comentários!

Mais ideias de estilo para casa

Leave a Comment